21 abril 2011

Vegetarianos podem ter o cérebro reduzido

 Um estudo da Universidade de Oxford aponta uma diminuição no tamanho do cérebro de pessoas que tem uma alimentação vegetariana ou vegan mal balanceada. A deficiência na obtenção da vitamina B12 também pode causar anemia e inflamações no sistema nervoso. Extratos de leveduras foram umas das poucas alternativas vegetarianas a apresentarem um nível aceitável de proteínas. 




















A pesquisa foi feita através de testes de memória, exames físicos e tomografias feitas em 107 pessoas entre os 61 e os 87 anos de idade. Depois dos primeiros testes, uma nova bateria de exames foi feita cinco anos depois e foi descoberta uma diminuição no tamanho do cérebro das pessoas com deficiência nos níveis de vitamina B12.


Outro estudo feito em 1.800 pessoas afirma que pessoas que bebem mais de 14 drinks ou mais por semana tinham uma diminuição no tamanho do cérebro 1,6% maior do que aquelas que não bebiam. Mulheres acima dos 70 anos são mais afetadas.

A pesquisa também aponta que o hipocampo (responsável pela memória) era 10% menor naqueles que bebiam cerveja, em relação aos que bebiam vinho.



Pesquisadores suecos afirmam que estar acima do peso ou com obesidade pode também estar relacionado à diminuição do cérebro. Tomografias realizadas em 300 mulheres apontaram que aquelas que tinham a diminuição estavam acima do peso. O estudo também diz que a cada ponto no índice de massa corporal que a pessoa tinha a mais, uma diminuição entre 13 e 16 por cento no tamanho do cérebro era verificada.

Dr Deborah Gustafson do Hospital Universitário em Göteborg diz que a obesidade aumenta o risco da pessoa apresentar pressão alta e doenças cardiovasculares, que dificultam a drenagem no cérebro. Ela afirma que a obesidade aumenta a secreção de cortisol, que pode levar a atrofia.

Novamente o omega 3 é apresentado como uma maneira de melhorar a sinapse cerebral, a memória e o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...