05 abril 2011

Petróleo só por mais 50 anos

É bem provável que o processo de substituição dos veículos movidos à combustíveis fósseis pelos alimentados por eletricidade e outras fontes de energia limpa e renovável tenha que ser iniciado a toque de caixa. Sim, pois se forem mantidas as atuais taxas de consumo, dentro de 50 anos o mundo não terá mais petróleo, afirma relatório do banco britânico HSBC. A crescente demanda dos países em desenvolvimento ameaça criar elevações dos preços do óleo muito significativas, de maneira que substitutos, como os biocombustíveis, podem servir como alternativas viáveis, alerta o estudo.

"Estamos confiantes de que restam cerca de 50 anos de óleo", disse Karen Ward, economista sênior do banco global, em entrevista ao canal de televisão CNBC.

O segundo maior banco do mundo em ativos advertiu ainda que as tendências de crescimento nos países em desenvolvimento, como a China, poderiam colocar até um bilhão de carros a mais nas ruas até meados do século. "Isso é uma tremenda pressão sobre o óleo para alimentar todos esses recursos", analisa o economista.

Entre as fontes alternativas recomendadas como viáveis pela pesquisa estão os biocombustíveis e o petróleo sintético, feito a partir de carvão, o qual poderia preencher a lacuna de deixada pelos combustíveis fósseis, mas isso só seria aplicado se os preços médios do petróleo ultrapassarem US$ 150 o barril, observou o relatório. “Cada vez mais o abastecimento global se vê apertado e reduzido, entretanto, a tendência é de forçar persistentes e dolorosos choques de preços”, afirmou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...