19 janeiro 2011

O BBB e a Maçonaria


Este artigo situa apenas o que guarda relação entre essas duas coisas. Não há intenção de comparar o incomparável, uma heresia intelectual. Essa relação está no campo do ritual apenas, porém com abrangente significação tanto para o reality show quanto para a sociedade mais influente da era moderna.

Inicialmente, chamarei de neófitos tanto os “bigbrothers ou BBs” quanto os “profanos” que ainda não ingressaram, em definitivo, na Maçonaria.

Segundo, certa vez, exposição do Pedro Bial de como se dá o processo de ingresso na casa mais vigiada do Brasil, pode-se estabelecer o paralelo pretendido aqui.


Não levando em consideração o critério de seleção dos sarados e gostosonas – a maioria em todas as edições do BBB – o que ocorre é que, estes neófitos passam por uma diligência para saber se podem ser aceitos entre os escolhidos para receber um prêmio milionário. Desde beleza, carreira, comportamento, região onde vive, esse são alguns itens que, digamos, garantem a idoneidade necessária entre tantos brasileiros que enviam suas pretensões por DVD à produção do programa.

Já, na Maçonaria, também existe essa diligência, que pode ser demorada até, contudo, o encaminhamento para a seleção não se dá pela pretensão, mas pelo convite recebido de um Mestre Maçom ou outro membro da Ordem com a concordância do Venerável. Todavia, a idoneidade questionada neste caso, diz respeito à moral e aos bons costumes dos neófitos.

Escolhidos os neófitos de ambos, há uma pequena diferença na forma, porém no conteúdo também guardam uma importante relação. É momento da espera, do aguardo, onde, no caso dos BBs, estes são confinados em luxuosos hotéis com seus roteiros de um reality show relevante para a sociedade e para o mercado midiático. Ali ficam até dia de serem chamados à casa – o templo do BBB. Por outro lado, a Maçonaria, esse primeiro confinamento não se dá no plano físico, porém no plano mental, quando o neófito aguarda a data de sua iniciação em pleno sigilo, já vivendo consigo mesmo, o “segredo” tão conhecido dessa Ordem Iniciática. Esse confinamento não leva o neófito a se preocupar com quem ele estará passando pelo ritual de iniciação, mas o que poderá ocorrer na ocasião. Mais ainda, o neófito fica diuturnamente imaginando como ele será um maçom; o que isso poderá mudar sua vida. Na verdade, em ambos os casos há a expectativa maior: todo neófito BB já assistiu o programa, mas não se imagina perfeitamente como um; o neófito quase Aprendiz já ouviu falar muito, já leu muito sobre a Maçonaria, mas também não sabe exatamente o que há “dentro” dela. Também, em ambos os casos, são expectativas boas. Sobretudo para o público da TV Globo e para ela mesma, representada pelo Poderoso Boninho.


Chegou o dia: os BBs saem do confinamento dos hotéis e são levados para o lado de fora da casa e ficam em tendas pretas, num escuro absoluto, ainda segundo Bial. Já os neófitos candidatos à Maçonaria são vendados e levados para dentro da Loja Maçônica que o escolheu.

Nessa escuridão, todos pensam o que será de sua vidas a partir dali. É uma verdadeira morte para um renascimento, uma absoluta incerteza mas carregada de esperanças de uma nova vida. No caso da Maçonaria, há uma sala de Reflexões onde o neófito fica por uns momentos diante de alegorias pensando se aceitará continuar o caminho. Ali é o único momento onde ele não estará vendado. Mas quando um determinado maçom o vem retirar dali e o neófito confira sua intenção, é novamente vendado por aquele e prossegue o ritual. Sai da sala e caminha para a antes sala do Templo, a chamada Sala dos Passos Perdidos. No caso dos BBs, o próprio Bial tira os BBs da tenda, desvendados, e os leva para o veículo vedado que o levará até a casa.

Aqui encerra a relação inicial pautada pelo suspense, pelo segredo, pela reflexão e, ela chance.

Há outras relações no decorrer dos processos menos importantes. Assim como a permanência na casa do BBB guarda algumas relações com o aprendizado nas primeiras sessões do antes profano e agora Aprendiz maçom. Porém, não vêm ao caso agora.

A última relação que estabeleço aqui é a saída da casa do BBB, de cada um, vencedor ou não e suas novas vidas. Tudo muda ainda que não se queira isso. Com os Aprendizes ocorre o mesmo: eles aprendem que não se entra na Maçonaria, mas é a Maçonaria que entra neles, e suas vidas jamais serão as mesmas.


3 comentários:

  1. muito bom o texto,
    sem contar as inúmeras vezes que o Bial fala: Vamos abrir os trabalhos, e etc..

    ResponderExcluir

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...