21 janeiro 2013

O PACU-COMEDOR-DE-TESTÍCULOS JÁ ESTÁ SE ESPALHANDO PELO MUNDO!




Os biólogos afirmam que o peixe Pacu (Colossoma macropomum) come nozes, as lendas dizem que ele confunde testículos com nozes e os devora, por isso ganhou o nome popular de "Pacu-Comedor-de-Testículos". Isso pode estar correto, você coloocaria os seus testículos à prova caso os possua?



Ele é um peixe de água doce nativo da Amazônia, podendo pesar até 55 quilos. Até pouco tempo atrás só era encontrado por lá. No entanto, a piscicultura (criação de peixes) espalhou estes animais pelo mundo e há cada vez mais relatos de Pacus-Comedores-de-Testículos sendo pescados em ambientes naturais do mundo todo. Esta semana foi registrada a sua presença no lago Lou Yaeger em Illinois nos Estados Unidos, isto aumenta o número de países onde o bicho se adaptou ao ambiente natural.

Que desequilíbrios aos ecossistemas onde este peixe 100% brasileiro se instala ainda não se sabe, mas a questão está sendo estudada por ecologistas do mundo inteiro. Segundo a maioria deles, o Pacu não é uma ameaça para os seres humanos, visto que sua dieta é baseada em nozes, vegetação aquática e caracóis. Porém, o conhecimento popular dos pescadores de Papua Nova-Guiné onde o peixe foi introduzido nos ecossistemas já na década de 1990 diz ao contrário.



Nesta ilha da Oceania o Pacu é conhecido como "Cortador de bolas", daí o nome que o popularizou mundialmente. Há mais de um caso de pescadores que morreram por perda de sangue ao terem seus testículos arrancados por este peixe, embora os mesmos pescadores que relatam as mortes afirmem a um jornal local que isto não é um fato comum, até pelo motivo de que a maioria dos pescadores usa calção para entrar na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...