08 setembro 2012

Os Castrati: Castrados pelo amor à música




A terrível história dos Castrati, homens que tiveram seus testículos arrancados pelo amor à música.

Castrati eram jovens que foram castrados (tiveram seus testículos removidos) antes de atingir a puberdade, para garantir que suas vozes não engrossariam. O resultado era um homem cantor, porém com a voz de um soprano menino.

A fase adulta dava potência à voz e a falta do testículo a deixava fina como de criança. A falta de testosterona produzida pelos testículos causava alguns incômodos, como o crescimento anormal das epífises (nos ossos e articulações) e o endurecimento anormal das estruturas ósseas das costelas, por exemplo. Esses fatores, combinados com o treinamento intensivo, deu-lhes poder inigualável nos pulmões e grande capacidade de respiração. Os meninos, muitas vezes, eram alimentados com ópio para deixá-los inconscientes na operação. Uma vez castrados, os rapazes eram levados para conservatórios. No "Onofrio Conversatório di Sant", em Nápoles, durante o ano de 1780, o horário de trabalho era o seguinte: Na parte da manhã, uma hora de canto com passagens difíceis, uma hora de literatura e uma hora de canto na frente do espelho. À tarde, uma hora e meia de teoria de música, uma hora e meia de contraponto e improvisação e mais uma hora de literatura.

Instrumento cirúrgico usado para extrair os testículos



Os castrati tinham nojo de seus pais e dos familiares por permitirem uma intervenção cirúrgica tão bárbara. A família Domenico Mustafá dizia para o jovem castrati, quando criança, que seus testículos teriam sido comidos por um porco e ele, sabendo que era mentira, sempre jurou que iria matar o seu pai por ter mentido por toda a vida. Alessando Moreschi nasceu em uma grande família na cidade de Monte Compatri, perto de Frascati. Batizado no dia de seu nascimento, sua vida estava em perigo. Talvez, ele tenha nascido com uma hérnia, para justificar a castração como uma "cura", o que também era usado no século 19 na Itália. Ou, ele poderia ter sido castrado mais tarde, por volta de 1865, pois era o pico da prática dos castrati, para tornar soprano a voz de meninos talentosos. Em qualquer caso, muito mais tarde, ele acabou acostumando-se e gostando do seu destino, ficando feliz em cantar como um soprano na capela da Madonna Del Castagno, nos arredores da sua cidade natal.


Castrati reunidos para o canto nas igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...