11 maio 2012

Misterioso “surto coletivo” afeta alunos no sertão de Pernambuco







Um estranho acontecimento no sertão de Pernambuco vem gerando polêmica. Em uma sexta-feira, dia 25 de abril, quase ao final da aula, alguns alunos começaram a passar mal, cinco estudantes tiveram um surto ao mesmo tempo.

Tudo aconteceu em uma escola rural de Araripina, em uma cidade com cerca de 80 mil habitantes. A Escola Vitalina Maria de Jesus, onde tudo ocorreu tem ao todo 360 alunos.

De acordo com direção da escola os surtos iniciaram há mais ou menos um mês, totalizando 13 casos até agora. Os sintomas são os mesmos nos adolescentes: sonolência forte, dormência nos braços e pernas e, logo desmaiam.

O programa “Fantástico“, da Rede Globo cobriu o caso, revelando inclusive a gravação, onde você pode ver o momento em que os jovens começam a se sentir mal, confira.




Edivânia (21), uma das aluna relata o que sentiu: “eu comecei com uns arrepios de frio e as mãos endurecendo. Outra aluna passou pelo mesmo, a gente fica nervosa e fica com medo mesmo. E acaba desmaiando”.

O pai de uma das alunas conta que a filha, Jacira (15) teve estes surtos em seu quarto: “Ela se trancou no banheiro. Uma amiga dela foi socorrer, e ela pegou a amiga e jogou na parede”. Alguns adolescentes foram levados ao hospital, mas nada foi encontrado, para os médicos é um mistério, pois após ficarem em observação levantam e saem bem.


A Secretaria de Saúde local já fez testes na água e na merenda da escola, porém muitos médicos acreditam que seja um distúrbio coletivo emocional. “É possível que o fato de uma pessoa ter se sentido mal possa ter influenciado, sugerido as outras a referirem os mesmos sintomas”, disse uma médica.


Levantou-se também a possibilidade de ser um fenômeno psicológico conhecido como “histeria coletiva”, que inicia quando uma pessoa começa a se sentir mal e os amigos que convivem com ela absorvem os sintomas, ou seja, ninguém está realmente doente, mas compartilham o mal estar. “Isso é muito comum de acontecer em escolas, fábricas, em vilarejos pequenos. Então, uma pessoa tem um sintoma, outra pessoa vê e se impressiona com aquilo. E e acha que aquilo pode ser contagioso e começa a apresentar a mesma coisa”, diz o psiquiatra Daniel de Barros.


Especialistas dizem que o fato é mais suscetível acontecer com mulheres, pois elas são “mais sugestionáveis e podem se impressionar um pouco mais com o sintoma que a amiga está sentindo”, mas nada ainda foi comprovado.


Casos semelhantes surgiram no México em 2007, onde cerca de 600 meninas de um internato ficaram de repente com dificuldades para andar; em 2011 nos EUA, cerca de 15 adolescentes em uma escola começaram a ter tiques nervosos graves que se espalharam em pouco tempo e ainda em 2010 no Brasil, onde cerca de 20 alunos do Ceará tiveram surtos e começaram a ficar agressivos, as aulas tiveram que se suspensas por um mês, mas ao retornarem tudo estava normal.

“O ciclo em uma pessoa é rápido, mas dependendo do tamanho do grupo isso pode durar dias mesmo. Às vezes, semanas e meses. Quanto mais tranquila e mais sossegada ela fica, já sabendo que isso não é nada sério, menor a chance ela tem de desenvolver esse sintoma”, conclui o psiquiatra.

Percebe-se que estes supostos casos “surtos coletivos de histeria” vem aumentando e ocorrendo com certa frequência, o mistério que continua é “o que vem causando este aumento destas ocorrências?



Fonte

Comentários:

Só eu que axei ou isso tá parecendo com 'testes' realizados em pessoas? Pra mim tem espião nos lugares que a gente menos imagina.. Como nessa escola, alguém soltou algo lá de feito moral, ou colocou na comida, água, etc... Isso é só a micro-ponta do ice-berg... Se esses são os 'testes', imagina o que está por vir, e PRA QUE esses testes?
Pensa aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...