04 outubro 2011

Saúde: "bater cabeça" pode causar danos ao cérebro

De acordo com a ABC News australiana, dois pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW) concluíram um estudo publicado no British Medical Journal desta semana que mostra que bater cabeça seguindo o tempo de uma música de heavy metal pode causar danos cerebrais, concussões moderadas e danos ao pescoço, particularmente quando o tempo da música e o ângulo do movimento aumentam.


“É claramente uma questão séria”, diz o professor associado Andrew McIntosh, co-autor e professor de biomecânica na UNSW.

“Se você observar as pessoas após os shows, elas claramente parecem estupefatas, confusas e incoerentes, então algo deve estar acontecendo e nós queríamos ver isso mais a fundo.”

Depois de uma oservação cuidadosa do comportamento de pessoas que vão a shows de heavy metal, McIntosh e o estudante honorário Declan Patton construiram um modelo teórico de bater cabeça para melhor entender a mecânica dessa prática.

Eles também falaram a um grupo de músicos locais para identificar dez músicas populares para "bater cabeça". "Essas canções têm uma média de 146 batidas por minuto, e a esse ritmo nós prevemos que headbanging pode causar dores de cabeça e tonturas, se a faixa de movimento da cabeça e pescoço for maior que 75º", os pesquisadores escreveram.

Leia o artigo completo da ABC News (em inglês) neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...