10 maio 2011

O maior verme do mundo




Entende-se como vermes animais de corpo alongado e/ou achatado e desprovidos de esqueletos (internos ou externos).Cotós Desprovidos de membros que são, geralmente compartilham de um corpo liso, embora algumas espécies possuam pequenos apêndices utilizados para a locomoção. Agora a pergunta que não quer calar: Qual é o maior verme do mundo?

               Não, esse título não é da sandworm do filme Dune (Shai-Hulud), o maior verme do mundo é o GRANDE Lineus longissimus, que habita as praias da Grã-Bretanha, da Islândia e de outros países do norte da Europa, sendo lá conhecido como bootlace worm, livremente traduzido como "verme cordão de bota".


              Embora atinja geralmente cerca de 30 metros de comprimento (houveram indivíduos que chegaram a 60 metros), este nojento extraordinário animal não é um parasita como os outros três grandes vermes (Diphyllobothrium latum, Taeniorhyncus saginata, Taenia solium) ou seja, não faz mal nenhum ao ser humano. 
              Com fartura até nos olhos, nosso amigo Lineus possui entre 10 e 40 dos citados órgãos  dispostos em duas fileiras, uma em cada canto da cabeça. 
             Segundo o imaginário popular, faz parte dos ingredientes do saboroso hamburger de uma renomada rede de fast-food americana...


               
 A propósito, esse monte de coisa enrolada ai é um único indivíduo, eis o por que do título de maior verme do mundo, ao ser 'desenrolado', pode chegar até a 60 metros, ganhando título também de animal mais comprido do mundo.

             Quando manuseado sem delicadeza (fap fap fap), ele libera uma gosma com cheiro de água cândida incisivo e picante, gosma essa utiliza por eles para imobilizar suas presas.

o maior verme do mundo

Agora eis a pergunta: O que farias tu , caso, descansando ao sabor do mar, se deparasse com este GRACIOSO animal sobre o seu pé?

2 comentários:

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...