02 julho 2010

Cigarro mata!



Fumantes tem 50% mais chance de morrer prematuramente de uma doença causada pelo cigarro. A cada ano o tabaco causa aproximadamente 4 milhões de mortes prematuras. A epidemia irá causar a morte de 250 milhões de crianças e adolescentes que estão vivos hoje, um terço dos quais mora em países em desenvolvimento. No ano 2030 o cigarro provavelmente será a principal causa de morte em todo o mundo, com mais de 10 milhões de óbitos anuais; estará causando mais mortes que a AIDS, tuberculose, mortalidade materna, acidentes automobilísticos, suicídios, e homicídios, combinados. 
Como são projetados cuidadosamente para minar esforços dos usuários que tentam deixar o hábito de fumar, abandonar o cigarro simplesmente não é uma questão de escolha para a maioria dos usuários do tabaco. Ao contrário, envolve uma luta para superar o hábito. Muitos fatores combinam com a capacidade viciadora do tabaco para tornar difícil deixar de fumar, inclusive apresentações na mídia e aceitação cultural e da sociedade.


Pessoa com câncer de pulmão

 Cigarro faz mal até pra quem não fuma.

 A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos.

 Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.

 Pele do rosto acinzentada, dentes escuros e dedos da mão amarelados.

 O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não-fumantes.

 Envelhecimento precoce de todas as células do organismo pela diminuição do aporte de oxigênio no sangue (5% menos) e consequente aumento de radicais livres, bem como diminuição do tempo de vida.

 Os fumantes obrigam os não-fumantes a fumar, pois os não-fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de espera, bares, restaurantes e outros, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando passivamente essa fumaça, os não-fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

 Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folego aos menores esforços, com tosses freqüentes, pigarro ou catarro constantes.

 Agravamento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares - derrames (principalmente em associação à pílula anticoncepcional-AVC) e doenças pulmonares.
 O alcatrão, assim como algumas das centenas de substâncias catalogadas contidas na fumaça do cigarro, são considerados de grande potencial cancerígeno, sendo responsável pela maior incidência de câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, próstata, bexiga, cólon e outros órgãos.

 Maiores riscos e maior dificuldade na recuperação após intervenções cirúrgicas.

 No homem, maior tendência à impotência sexual, principalmente em associação a outros fatores de riscos como stress, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Diminuição da mobilidade dos espermatozóides, aumentando a possibilidade de infertilidade masculina.

 Má aceitação social por parte de número cada vez crescente de amigos que não fumam ou que deixaram de fumar, e o consideram uma pessoa displicente com sua própria saúde, sem força de vontade e, pior ainda, egoísta por impor-lhes sua poluição particular.

 Mau hálito e impregnação de roupas, cabelo, objetos e ambiente doméstico pelo cheiro do cigarro.

 Maior dificuldade de emprego, visto a tendência atual de preferência a não fumantes.

 Aumento dos gastos mensais com pacotes de cigarro, medicamentos para tratar as doenças relacionadas ao tabagismo e custos mais altos das apólices de seguro de vida e de saúde para fumantes.

Se pra você fumar não faz diferença, faça por quem você ama e não pode escolher 


Veja agora como é o pulmão de uma pessoa fumante e o pulmão de uma pessoa que não fuma:














Veja este vídeo

5 comentários:

  1. É super interessante e informativo, mas é nojento.

    ResponderExcluir
  2. Esse video poderia ser mandado diretamente para os celulares de quem fuma. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que foi falado sobre o cigarro ate mesmo pq o cigarro em si nao tem culpa do mal que causa a culpa é dos IDIOTAS que usam...

    ResponderExcluir
  4. nuus' too abismada... mais esse site eh mtoo bom para passar informações kii mtas das vezes nóois naum sabemoos!

    ResponderExcluir
  5. Com a máxima vênia (se os dois malas ai souberem o significado de ´´vênia`` no vernáculo, antes de procurar no google), não sou fumante e nem adepto ao fumo, PORÉM você sabe o que significa livre escolha? arbítrio? então, ninguém é obrigado a ter de fumar, assim nunca se deve criticar quem faz o cigarro ou quem o fuma, isso é escolha e problema de quem faz o o uso, e ainda sendo que o cigarro é um produto lícito. ENTÃO PENSEM E REFLITAM vão fazer algo determinantes para vossos futuros e não vídeos inócuos!!!

    ResponderExcluir

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...