02 novembro 2010

Decomposição

Nesse post, falarei das etapas da decomposição humana. Embora pareça mórbido, o estudo dos eventos que sucedem a morte é extremamente interessante, para quem gosta da área de estudo.Vamos por partes…
No instante da morte: O coração pára, a pele fica rígida e adquire uma cor acinzentada. Todos os músculos se relaxam e a bexiga e intestinos de esvaziam. A temperatura corporal cai normalmente 0,83ºC por hora a não ser que tenha fatores externos que o impeça. O fígado é o órgão que se mantém quente durante mais tempo, pelo qual se costuma medir sua temperatura para estabelecer o momento da morte.
Aos 30 minutos: A pele fica meio púrpura e com aspecto ceroso. Os lábios, e as unhas dos dedos empalidecem pela ausência de sangue que estagna nas partes baixas do corpo, formando uma mancha de cor púrpura escura que é chamada de lividez. As mãos e os pés ficam azulados. Os olhos começam a afundar para o interior do crânio.
Às 4 horas: Começa a aparecer o rigor mortis. O enrijecimento da pele e o estancamento do sangue contínuo. O rigor mortis começa a esticar os músculos durante umas 24 horas, depois das quais o corpo recuperará seu estado relaxado. Às 12 horas o corpo está em estado de rigor mortis total.
Às 24 horas: Somente agora o corpo adquire a temperatura do ambiente que lhe rodeia. Nos homens, morrem os espermatozóides. A cabeça e o pescoço adquirem uma cor verde-azulado e esta mesma cor começa a estender-se ao resto do corpo. Neste momento começa o forte cheiro de carne podre, e o rosto da pessoa fica essencialmente irreconhecível.
Aos 3 dias: Os gases dos tecidos corporais formam grandes bolhas debaixo da pele. A totalidade do corpo começa a inchar e crescer de forma grotesca. Este processo pode acelerar se a vítima encontra-se num ambiente cálido ou na água. Os fluídos começam a gotejar por todos os orifícios corporais.
Às 3 semanas: A pele, cabelo e unhas estão tão soltas que podem ser retiradas com facilidade. A pele se racha e arrebenta em múltiplas zonas por causa da pressão dos gases internos. A decomposição continuará até que não fique nada exceto os ossos, o qual pode demorar em torno de um mês em climas quentes e dois meses em climas frios. Os dentes são com freqüência o único que fica anos ou séculos depois, já que o esmalte dental é a substância corporal mais dura que existe. A mandíbula é assim mesmo a mais densa, pelo que geralmente também perdura.
Apartir de todas as informações que você acabou de receber, já dá pra ti ter uma ideia de à quanto tempo o indivíduo abaixo está morto:
 

 

 
Clique nas imagens para ampliar

Tem noção do tempo de decomposição desse corpo? Dê seu palpite nos comentários ;]

Um comentário:

  1. Neste caso, o cadáver está no exterior ao ar livre, o que pode ter implicações conforme a temperatura e clima do local, que creio, pela roupa utilizada pelo individuo (manga curta) assim como que pela vegetação em redor, que se trata de um clima temperado a quente, com algum grau de humidade, provavelmente e segundo a descrição acima, poderá ser cerca de uma semana, calculo...
    Não é uma coisa agradável , mas a ciência forense ajuda a resolver casos e a ajudar a justiça a funcionar..
    Cumprimentos, Batsi.

    ResponderExcluir

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...