24 agosto 2011

Por que as formigas sempre carregam suas companheiras mortas?

Por incrível que pareça, as formigas têm uma espécie de “serviço funerário”. Mas como quase tudo na biologia, isso também tem uma explicação. A responsabilidade e o cuidado com o formigueiro não é nenhuma novidade para nós. Elas são insetos sociais que dividem seu trabalho de acordo com castas, e assim, vivem em harmonia com muitas tarefas para todas.
                                  
Um dos cuidados com o formigueiro é a sua proteção de agentes patógenos, ou seja, causadores de doenças como fungos e bactérias. Uma das formas de garantir essa proteção e manter a higiene da colônia é o cuidado com as formigas que morrem de velhice ou por algum acidente. Para elas, uma formiga morta pode significar perigo, uma vez que ao entrar em decomposição desenvolverá fungos e bactérias que poderão contaminar todo formigueiro e por isso não devem ficar espalhadas por aí, oferecendo perigo.
Os especialistas acreditam que quando uma formiga está viva, ele possui um “cheiro” característico e ausência desse cheiro indica que a formiga está morta. Além disso, depois de morta a formiga começa a emitir um substâncias quimicas como ácidos graxos e então, sua remoção é necessária. Esse comportamento é incrível! Dentro do formigueiro existem câmaras especiais que funcionam como um “lixão”, ali, elas colocam tudo que é detrito que pode causar danos para o ninho. Assim, quando uma formiga é removida depois de morta está sendo levada para o monturo (lixão) e não para comer ou enterrar.
Mas… Muitas vezes vemos uma formiga que morreu fora do formigueiro sendo removida de volta para ele, não seria mais fácil deixá-la bem longe? Sim, seria. Mas essas danadinhas respeitam uma distância de segurança, ou seja, se a pobre operária morreu fora do formigueiro durante o trabalho e se essa morte aconteceu em uma distância “X”, ela, por segurança, será removida para o cemitério que existe dentro do formigueiro. Isso garante que a formiga que “passou dessa para melhor” não possa de forma alguma contaminar as companheiras e sua ninhada com seus decompositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por comentar! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...