“Sono de beleza” não é mito, diz estudo. Rosto descansado é classificado em teste como mais saudável e atraente. Um estudo sueco publicado na revista especializada British Medical Journal diz que a ideia de que as pessoas precisam de um “sono de beleza” está correta.
Os pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, afirmam que pessoas privadas de sono por longos períodos parecem menos atraentes e saudáveis do que as que dormiram bem. A equipe de cientistas escolheu 23 homens e mulheres para serem fotografados depois de oito horas de sono e novamente após ficarem acordados por 31 horas. Em seguida, o grupo pediu a observadores que avaliassem as fotografias.
A foto à esquerda mostra o voluntário privado de sono por 31 horas. Na imagem ao lado, ele aparece após dormir por 8 horas
As imagens obedeceram a um padrão. Todas as pessoas estavam à mesma distância da câmera, nenhuma usava maquiagem e todas tinham a mesma expressão.
Segundo o relatório da pesquisa, os rostos dos voluntários quando estavam privados de sono foram percebidos como menos saudáveis, mais cansados e menos atraentes do que nas fotos após terem dormido oito horas.
Apesar de ser bastante conhecido, os pesquisadores diziam que faltava comprovação científica do conceito de “sono de beleza”. Eles afirmam que os resultados podem ajudar em consultas médicas, permitindo que o médico detecte mais facilmente sinais de doença nos pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada por comentar! :]