Ranking elaborado pela respeitada revista norte-americana Foreign Policy, que analisou as dez nações que mais ameaçariam o mundo, política ou economicamente, na próxima década.
1º. Estados Unidos
A maior potência do planeta tem grande capacidade de causar danos, inclusive a si próprio.
2º. China
Seu crescimento econômico ameaça a soberania dos Estados Unidos.
3º. Paquistão
Tem bomba atômica e grupos terroristas fortíssimos.
4º. Rússia
Além dos problemas ideológicos com os Estados Unidos, tem grandes recursos naturais e bélicos.
5º. Irã
Antiamericano e contra Israel, tem potencial nuclear.
6º. Israel/Palestina
Aliado dos Estados Unidos, Israel é resistente às negociações de paz que a potência quer implantar. Na Palestina, o terrorismo é forte e o diálogo, difícil.
7º. Nigéria e Congo
A Nigéria, grande fornecedor de petrópelo refinado aos Estados Unidos, é área de instabilidade política, assim como o Congo. Uma guerra na área pode obrigar os Estados Unidos a enviarem tropas.
8º. União Europeia
Nem sempre é capaz de tomar decisões coerentes em comum acordo.
9º. Arábia Saudita e Iraque
Na Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, existe a possibilidade de derrubada da dinastia que governa o país. Se isso acontecer e for instalado um governo radical, os Estados Unidos terão problemas de abastecimento de petróleo. No Iraque, os conflitos entre três povos inimigos atrapalham acordo com os Estados Unidos.
10º. Venezuela
Alianças com a Rússia, China ou Oriente Médio podem trazer problemas políticos aos Estados Unidos. União desse tipo fortaleceria a ideologia anticapitalista na América Latina.